Banner
“Bebidas muito quentes podem causar câncer de esôfago” - é o que alerta a Organização Mundial da Saúde (OMS).
publicado em: 16/05/2019

Anexo:

Três estudos prospectivos demonstraram a relação entre bebidas replica breitling for men quentes e câncer de esôfago, porém se baseavam na percepção do indivíduo em relação a temperatura de sua bebida, que pode estar sujeita a viés entre diferentes populações. Com relação ao tipo de bebida, o potencial cancerígeno do consumo de café, erva mate e outros produtos não foram comprovados quando ingeridas a temperaturas não muito elevadas. Devido as limitações desses resultados, a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC) classificou bebidas quentes acima de 65ºC como “provavelmente carcinogênica” (grupo 2A) ao invés de “carcinogênica” (grupo 1).

 

Estudo iraniano publicado em março de 2019 acompanhou prospectivamente 50.045 indivíduos por 10 anos para avaliar a associação entre ingestão de chá quente e o aparecimento de cheap rolex replica watches câncer de esôfago. A novidade nesse estudo em relação aos anteriores é que os entrevistadores eram treinados a medir objetivamente a temperatura do chá de cada participante. Os resultados confirmaram que temperatura do chá acima de 60º C, preferência pessoal por chá muito quente e beber chá em menos de 2 min após o preparo foram fatores de risco de para câncer de esôfago. Beber mais de 700 ml de chá por dia a  temperatura > 60º C aumenta o risco de câncer de esôfago em 90%. 

 

Esses resultados sugerem que a temperatura da bebida acima de 60ºC  e não o tipo de bebida em si é responsável pelo aumento na incidência de câncer de esôfago. Após o resultado do recente estudo iraniano, é provável que a OMS reclassifique bebidas muito quentes como substância cancerígena”, afirmou Dr. Augusto Takao, oncologista consultor da Neolife Bem-Estar.

O câncer de esôfago, no Brasil, é o sexto mais frequente entre os homens e o oitavo mundialmente. A incidência entre os homens é cerca de duas vezes maior do que em mulheres. Os principais fatores de risco são tabagismo e etilismo.  Os principais sintomas são a dificuldade de engolir e a perda de peso, porém é assintomático em fases iniciais.

Segundo o Dr. Augusto Takao: “Sugerimos que a temperatura para fake watches for sale o consumo de bebidas quentes seja inferior a 60°C. Para alcançar essa temperatura, apague o fogo assim que iniciar a composição de bolhas gasosas e aguarde pelo menos 5 minutos antes de ingerir a bebida”.

Fontes:

1.      Islami F, Poustchi H, Pourshams A, Khoshnia M, Gharavi A, Kamangar F, Dawsey SM, Abnet CC, Brennan P, Sheikh M, Sotoudeh M, Nikmanesh A, Merat S, Etemadi A,Nasseri Moghaddam S, Pharoah PD, Ponder BA, Day NE, Jemal A, Boffetta P, Malekzadeh R. A prospective study of tea drinking temperature and risk of esophageal squamous cell carcinoma. Int J Cancer. 2019 Mar 20

 

2.      http://ecos-redenutri.bvs.br/tiki-read_article.php?articleId=1569

3.      https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-esofago
A prospective study of tea drinking temperature and risk of esophageal squamous cell carcinoma http://www.oncoguia.org.br/conteudo/estatistica-para-cancer-de-esofago/7599/222/

4.      American Cancer Society

https://www.jornalnh.com.br/ 

 

Rua Dr.Martinico Prado, 26/125 | Higienópolis | SP | Cep 01224-010 | 11 3331-4281 | 11 98585-6469

© 2014 Copyright-Todos os direitos reservados