Quando o paciente vai iniciar o tratamento oncológico muitas dúvidas e questionamentos surgem na sua cabeça, e um desses questionamentos é sem dúvida sobre a alimentação. O que comer? Há alguma restrição? Há algum cuidado?
A nossa dica de hoje é sobre alimentação durante o tratamento oncológico.
Um ponto muito importante que devemos ressaltar é a importância do acompanhamento nutricional para todo paciente oncológico. O atendimento nutricional de forma individualizada é fundamental durante todo o tratamento. O profissional nutricionista faz o diagnóstico nutricional inicial e a montagem de um plano alimentar que atenda as necessidades do paciente, visando a bioquímica do tumor e o tipo de medicação que o paciente vai receber assim como seus possíveis efeitos colaterais.
Caso o paciente não tenha acesso a esse tipo de atendimento as nossas dicas vão ajudar a fazer escolhas mais saudáveis e adequadas durante o tratamento:
1- Monte um prato COLORIDO E VARIADO. Quanto mais colorido mais nutrientes fornecemos ao organismo. As cores dos alimentos dão indícios dos nutrientes que recebemos. Então a grande dica é variar sempre!! Procure comprar alimentos diferentes de uma semana para outra.
2- Fracione sua alimentação. Alimentar-se de forma fracionada e em menor volume ameniza efeitos colaterais como náuseas e vômitos, além de fornecer um aporte maior de nutrientes, vitaminas e minerais ao organismo.
3- Sempre que possível opte por alimentos orgânicos. Além de não terem agrotóxicos, têm maior teor de vitaminas e minerais antioxidantes.
4- Monte seu café da manhã, almoço e jantar com todos os grupos de alimentos. Os alimentos são divididos em: Carboidratos de absorção lenta (pão integral, batata doce, mandioca, cará, inhame) + Proteínas animais ou vegetais (carne vermelha, frango, peixe, ovo, queijo, iogurte, feijões, grão de bico, lentilha, quinoa, cogumelos, ervilha) + Vitaminas e minerais (frutas, verduras e legumes) + Gorduras boas (azeite extra virgem).
5- Use azeite para preparar as refeições. Devido ao seu excelente teor de nutrientes, como: ácidos graxos monoinsaturados, vitaminas E, A e K, além de compostos fenólicos e flavonoides com alto poder antioxidante, você pode usar um azeite extra virgem swiss para consumir cru na salada e um azeite simples para preparar as refeições. Mas se preferir use somente o extra virgem no preparo de todas refeições. O fato de aquecê-lo não vai fazer perder suas propriedades.
6- Procure consumir diariamente vegetais verdes escuros e frutas vermelhas/roxeadas. São ricos em nutrientes antioxidantes para estimular o sistema imunológico.
7- Opte por temperos naturais. Eles são ricos em nutrientes que vão ajudar na imunidade (cúrcuma, curry, sálvia, alecrim, orégano, alho, cebola, etc).
8- Consuma os grãos integrais. Linhaça marrom ou dourada, chia, quinoa, aveia, amaranto e gergelim são bons exemplos.
9- Consuma diariamente castanhas oleaginosas. Castanha do pará, caju, nozes amêndoas, macadâmia e castanha de barú são fáceis de encontrar.
10- Invista em alimentos que estimulem a imunidade. Gengibre (preparações, chás), cúrcuma, canela, oleaginosas, biomassa de banana verde, batata yacon, alho, cebola.
osmrtnice osmrtnic livno smrtovnice smrtovnice visoko smrtovnice sarajevo smrtovnice bihac
Alguns alimentos devem ser evitados durante o tratamento:- Alimentos ultra processados e ricos em gordura trans. Refrigerantes, bolos de pacote, sopas prontas, bolachas, alimentos congelados, suco de pó ou caixinha, cereais açucarados, macarrão instantâneo são alguns exemplos.
- Alimentos ricos em gordura saturada. Encontrada na pele de aves e peixes, gordura aparente da carne, empada, massa podre, massa folhada.
- Carboidratos refinados. Pães, torradas, bolachas, massa feita com farinha branca, doces, arroz branco.
- Alimentos ricos em aditivos e corantes.
- Carnes processadas. Linguiça, salsicha, salame, peito de peru, mortadela. Estudos mostram que o consumo de 50 g/dia de carnes processadas aumenta o risco de câncer colorretal em 18%. Essas 50 g equivalem a uma salsicha ou três fatias finas de presunto ou sete fatias finas de salame ou uma linguiça ou três fatias finas de bacon.
- Álcool. O alto consumo está associado ao desenvolvimento de diversos tipos de câncer (esôfago, estômago, pâncreas, laringe) pois gera danos no DNA, mutações e desenvolvimento de células cancerígenas. Os estudos mostram que replicas bolsos o consumo de mais de 50 g de álcool/dia já está relacionado ao risco do desenvolvimento desses tipos de câncer. Essa quantidade equivale a três latinhas de cerveja ou três taças de vinho ou três doses de whisky.
Sendo assim, alimentação
e hábitos de vida mais saudáveis serão muito favoráveis durante o tratamento, além de ajudar a reduzir a recidiva tumoral.
Rua Dr.Martinico Prado, 26/125 | Higienópolis | SP | Cep 01224-010 | 11 3331-4281 | 11 98585-6469
© 2014 Copyright-Todos os direitos reservados